28 de jun. de 2012

Desafios da Educação no século XXI







   O fato é que as evoluções na área da informática está em constante mudança.O acesso as tecnologias é algo que a escola e o professor não pode ficar indiferente, é bom e necessário que haja uma mudança nas aulas para atender a expectativa dos alunos.Utilizar esses recursos tecnológicos que tanto interessam os alunos, chama atenção, servindo como uma ferramenta para tornar a aprendizagem significativa e interessante.
    O professor faz parte desse cenário assim como toda população, então investir nessa formação, estar atualizado em muito ajuda a diminuir o número de tarefas a ser realizada, facilitando o seu cotidiano.
    Demo coloca que" não adianta também só criticar o professor, ele é uma grande vítima de todos esses anos de descaso, pedagogia e licenciaturas horríveis, encurtadas cada vez mais, ambientes de trabalho muito ruins, salários horrorosos....."
   Por isso faz-se necessário repensar sua metodologia, seu ensinar e aprender.Assim como diz Pedro Demo "É um grande desafio: cuidar do professor, arrumar uma pedagogia na qual ele nasça de uma maneira diferente, não seja só vinculado a dar aulas. A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas mas que seja tecnologicamente correto.Que mexa com novas tecnologias e novas linguagens, que tenha um blog, participe desse mundo- isso é fundamental.Depois quando ele está na escola ele precisa ter um esforço constante para aprender.




      É preciso um curso grande,intensivo,especialização, voltar a universidade, de maneira que o professor se reconstrua."
     Essa necessidade do aluno em estar constantemente em contato com as mídias, deve levar a escola a criar novos paradigmas para a educação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!Compartilhar conhecimento é sempre maravilhoso!